30 de setembro de 2015

Aspectos Emocionais: Terceiro Trimestre de Gestação


E chegamos à parte final dessa #sériedequarta onde falamos sobre os Aspectos Emocionais na Gestação. Hoje traremos o último texto e espero que possamos continuar trabalhando com mais séries com informações sobre gestação, criação, maternidade, que tal?

Vem conferir o último post, vem!



“Reta final da gestação, o terceiro trimestre, pode ser um momento de grande ansiedade para algumas mulheres. Com a chegada da data prevista para o parto, as futuras mamães ficam preocupadas em como será, se tudo vai ocorrer bem, se será parto normal ou cesárea… A ambiguidade de sentimentos também está presente aqui, só que um pouquinho diferente daquela dos primeiros meses. 

A ambivalência nesse caso é que ao mesmo tempo que temos uma vontade de prolongarmos a gravidez, curtindo o barrigão, e adiar o momento do parto e as novas exigências, também sentimos um enorme desejo de ver o rostinho do nosso bebê. Além disso, as transformações corporais como ganho de peso, inchaços e ondas de calor são marcantes nessa fase e chegam a incomodar.

Um aspecto muito importante que ocorre durante a gravidez e que intensifica nos últimos meses é a RELAÇÃO CONJUGAL. Durante a gestação o casal se prepara para a integração do novo membro na família. Principalmente no caso do primeiro filho, em que o parceiro é visto somente como marido. Com a chegada do bebê os papéis também mudam, a uma nova identidade a ser construída e você passará a se relacionar com ele como o “PAI DO MEU FILHO”.

Tanto você como ele vão se descobrir pais juntos. É um importante período de adaptação, pois o relacionamento conjugal vai ser desafiado. Isso acontece porque os papéis que já existiam (esposa e marido) não deixam de existir com a chegada do filho, mas há uma interação e reestruturação do contexto familiar.

O casal precisa reajustar a sua relação, no aspecto afetivo, na rotina diária, relacionamento sexual… Uma DICA preciosa para que esse reajuste ocorra de maneira tranquila é: FLEXIBILIZAR O VÍNCULO conjugal para formar o VÍNCULO PARENTAL. Ou seja, conversem sobre a divisão de tarefas domésticas e cuidados, os aspectos financeiros, profissionais, horários, alimentação… mesmo que tudo isso mude na prática, planejar essas ações ajuda no estabelecimento da comunicação e união do casal.

Durante toda a gestação, imaginamos como será nosso bebê, o rostinho, se chorará muito, como será nossas noites, como lidaremos com os cuidados… tudo isso é muito importante, pois ajuda na conexão com o bebê. Mas lembre-se que estamos no campo da IDEALIZAÇÃO. 

Os autores Colman e Colman afirmam que ser mãe “é uma acomodação contínua entre expectativas e realidades”, essa acomodação inicia-se após o nascimento do bebê, com a REALIDADE. Que pode ser como imaginamos ou completamente diferente. Uma coisa é planejar e outra coisa completamente diferente é CONTROLAR. Sabemos que nessa vida não temos o poder de controlar nada, não é mesmo?” (por Lorena Ladico)


Vanessa Figueiredo

24 de setembro de 2015

Semana Internacional de Incentivo ao Sling 2015 - "Abrace seu Mundo"


Na primeira semana de outubro estaremos comemorando a Semana Internacional de Incentivo ao Sling- 2015. O tema desse ano e simples e profundo, “Abrace seu Mundo” (podia existir tema mais fofo?!) Confesso que quando li da primeira vez fiquei emocionada, porque sei que slingar é abraçar nosso mundo porque nossos filhos são nosso mundo e quando slingamos estamos abraçando, protegendo, embalando e acolhendo. 

Bem, cada cidade terá sua grade de programação e fiz questão de organizar algo para a cidade de Uberlândia e região, afinal de contas, acho que merecemos participar dessa semana e vejo muita importância em incentivar o uso de carregadores ergonômicos na nossa região.

Infelizmente ainda ouço de clientes queixas referentes à preconceito de familiares, amigxs e até pessoas desconhecidas quando slingam. Algumas pessoas ainda carregam a ideia de que slingar pode ser prejudicial, mas slingar só faz mal quando falta. O ato de ser slingado gera no bebê segurança, sensação de acolhimento, ajuda na lactação, ajuda no combate a depressão pós parto, proporciona muita sensação de bem estar no bebê e no adulto que o carrega.

Então, quem vem slingar com gente, heim!? 

Teremos dois dias de eventos, um passeio pelo Center Shoping no dia 07/10 (quarta-feira) às 19h e um piquenique bem gostoso no Parque do Sabiá no dia 10/10 (sábado) a partir das 9h. É claro que gostaria de ter mais, mas como estamos começando agora e esse é o primeiro ano que a cidade de Uberlândia participa dessa comemoração juntamente com a Babywearing Brasil, teremos apenas esses dois. 



É importante lembrar que o intuito é incentivar o uso de sling’s, disseminar o slingar e por essa razão não possui nenhum fim lucrativos, sendo assim, os eventos serão totalmente gratuitos. 

Segue agora alguns links sobre esses eventos e a proporção que essa semana está atingindo:

Nosso evento: https://www.facebook.com/events/1626486797629364/

Sobre Babywearing Brasil: https://www.facebook.com/babywearingbrasil?fref=ts (nesse link você encontrará uma lista de todas as cidades que estão participando da semana, datas e horários dos eventos) 

Sobre Babywearing Internacional: https://www.facebook.com/babywearinginternational?fref=ts



Para maiores informações você pode entrar com contato comigo através da minha página https://www.facebook.com/vanessafigueiredo23?ref=hl 

Vanessa Figueiredo
Blog Aprendendo a Ser Mãe e Mulher

23 de setembro de 2015

Aspectos Emocionais: Segundo Trimestre de Gestação

E vamos hoje para a segunda parte da #sériedequarta que havíamos começado mas por motivos pessoais (que envolvem essa #mãedetrês...rsrsrs) atrasamos um pouquinho e espero que me desculpem. Hoje colocaremos aqui informações sobre o segundo trimestre gestacional, na minha opinião esse é o trimestre da lua de mel da gravidez, porque é a fase menos complicada, os enjôos já passaram, não nos sentimos mais tão cansadas e ainda não estamos muito pesadas. Vamos lá então!



“Transcorrido a ambiguidade de sentimentos presente nos primeiros meses da gravidez, a sensação real da presença do bebê dentro de si se torna mais presente. A mãe e o bebê deixam de ser visto como um só, nessa fase começa-se a DIFERENCIAÇÃO MÃE-FETO. Repare que as pessoas começam a tocar mais a barriga e a direcionar a conversa para o bebê.

Teoricamente, significa aceitar o feto como um ser separado da mãe, como um indivíduo distinto, o que é muito importante, porque é na gestação que começa o desenvolvimento da autoestima e da personalidade.

Desde os primeiros meses, a gestante já percebe as MUDANÇAS DO CORPO, no segundo trimestre essas transformações se intensificam e ficam mais notórias, que pode ser vivido diferente para cada mulher. Porque isso vai depender de como a mulher percebe e lida com os ganhos de peso, o crescimento da barriga, o aumento dos seios…

Na maioria das vezes, é também nessa fase que as grávidas intensificam as FANTASIAS relacionadas ao bebê, começam a imaginar como serão como mães, as características físicas do filho, se o bebê será mais tranquilo ou chorará muito. Esse processo de idealização é muito importante, podendo ser semelhante à realidade futura ou não. No segundo trimestre, o estabelecimento da comunicação verbal e tátil intensificam a CONEXÃO mãe-bebê.


Aproveite essa fase da gestação, curta sua barriga crescendo… sinta seu bebê se movimentando… No próximo texto iremos abordar as questões emocionais no terceiro trimestre da gravidez… Até lá.” (por Lorena Lardico)

Vanessa Figueiredo

18 de setembro de 2015

Dica de Mãe para Mãe

Olá Seguidores, tudo bem?

Hoje venho dar uma dica super bacana. Conheci a Insiders há pouco menos de 1 ano e já participei de uma das Campanhas. O site consiste em juntar pessoas interessadas em testar produtos e compartilhar suas experiências nas redes sociais, nada mais do que isso. Você se cadastra e se inscreve nas Campanhas que estão disponíveis. 




As Campanhas são as mais variadas, vão desde produtos de beleza a eletro eletrônicos! São direcionadas aos mais diversos tipos de pessoas e são muito bacanas. São campanhas de diversas empresas muito conhecidas.

O site é seguro e as informações são confidenciais e como já participei e já testei eu indico para vocês.


Quer participar? Clique aqui abaixo:
http://www.theinsidersnet.com/

Para as mamães que estão interessadas tem Campanhas do Vanish, Ninho e da Desitin disponíveis, inscrevam-se!

Apresente-se como Candidato



 

 


16 de setembro de 2015

Aspectos Emocionais: Primeiro Trimestre de Gestação

Lá no blog Aprendendo a Ser Mãe e Mulher estamos fazendo a #sériedequarta, que vai ao ar nas quartas feiras, e alguns dos posts dessa série serão compartilhados aqui no TDM também. Bacana, néah!? O primeiro texto dessa série fala sobre os aspectos emocionais na gestação no primeiro trimestre. Vem conferir, vem!


"O texto de hoje inaugura a série Aspectos Emocionais na Gestação, que permeia desde o primeiro trimestre à exterogestação. Muitas de nós mulheres quando descobrimos grávidas, nos deparamos com o desconhecido. Sabemos o que vai nos acontecer fisicamente até o momento do parto, que haverá mudanças no corpo, na barriga, no ritmo, mas sentimos em muitos momentos, como se estivéssemos em um túnel escuro. Ilustrarei nesses textos algumas particularidades de cada trimestre, entendendo que cada mulher e família pode ou não vivenciar esses aspectos.

No primeiro trimestre, a grande tarefa de desenvolvimento que a mulher irá passa é ACEITAR A GRAVIDEZ. Pode parecer estranho mencionar esse fato que está tão implícito ao processo. Mesmo que essa gravidez seja muito desejada ou planejada, o reconhecimento que a gravidez ocorreu gera sentimentos de ambivalência entre: o desejo e o receio da gravidez.

A AMBIVALÊNCIA é uma sensação emocional que caracteriza os primeiros três meses de gestação. Exemplos dessa ambivalência são: em acreditar na viabilidade da gravidez; ambivalência em relação à aceitação do feto; em relação às mudanças que o novo estado implica e ambivalência em relação à própria maternidade.

Outro aspecto que ocorre é o PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO MATERNA. Quando descobrimos que estamos grávidas procuramos nossa referência de modelo materno, que é a pessoa que exerceu o papel materno, podendo ser a própria mãe, avó, tia, madrinha... Nesse processo lembramos muito da nossa infância, como éramos cuidadas e como essa pessoa se comportava nesse papel materno.

O que contribui muito para o processo de aceitação da gravidez é a aceitação por parte dos demais da família e do pai do bebê. Mulheres que não possuem apoio da família e do parceiro sentem mais dificuldade em aceitar a gestação. Caso haja essa rejeição na sua família e você está com dificuldades sugiro procurar grupos de apoio à gestante e mães. Nesses grupos compartilhamos nossas vivências, preocupações e emoções. E assim, ganhamos emponderamento. 

No texto da próxima semana vamos falas dos Aspectos Emocionais: Segundo Trimestre da Gestação. Até lá..." Texto de Lorena Ladico 


Vanessa Figueiredo
Blog Aprendendo a Ser Mãe e Mulher

 

8 de setembro de 2015

Construindo um castelo

Nossa querida Vanessa Figueiredo, colunista aqui do TDM, postou que estava precisando fazer um Castelo da Cinderela e não sabia como fazê-lo. 


Confesso que também não tenho muitas habilidades manuais, mas lembrei que a Bianca Guimarães que também foi nossa colunista, havia feito um lindo castelo e temos aqui um passo a passo. O post estava guardadinho para um momento especial e agora chegou a hora de colocá-lo no ar!



Que tal embarcar nessa onda e fazer um castelo você também?



Arrume uma caixa bem grande e desmonte-a.
Claro que o tamanho da caixa vai definir o tamanho do castelo.
Quanto maior a caixa, maior o castelo!




Não tem segredo, arrume 4 canudos de papelão e a caixa.
Coloque os filhos para ajudar mas nem precisa dizer: serrote só adulto usa né?
(é bom avisar porque vai que...nunca de sabe!)





Uma vez tudo recortado e colado, basta colocar a criançada para pintar.
Faça uma base em branco e depois coloque o cinza ou a cor que quiser pro seu castelo.







Com uma canetinha, desenhe os tijolos, faça cones com papel
e pinte para fazer o telhado das torres.
Para a ponte levadiça, basta colar palitos de sorvete 
e decorar com crepom!



Prontinho!
Seu castelo está pronto!


Não é lindo?

Um agradecimento especial à Bianca, da Impressione Festas que, além de ter feito parte dessa nossa família TDM, é uma super amiga e uma festeira esplêndida! Aproveite e conheça seu trabalho clicando aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...