16 de setembro de 2015

Aspectos Emocionais: Primeiro Trimestre de Gestação

Lá no blog Aprendendo a Ser Mãe e Mulher estamos fazendo a #sériedequarta, que vai ao ar nas quartas feiras, e alguns dos posts dessa série serão compartilhados aqui no TDM também. Bacana, néah!? O primeiro texto dessa série fala sobre os aspectos emocionais na gestação no primeiro trimestre. Vem conferir, vem!


"O texto de hoje inaugura a série Aspectos Emocionais na Gestação, que permeia desde o primeiro trimestre à exterogestação. Muitas de nós mulheres quando descobrimos grávidas, nos deparamos com o desconhecido. Sabemos o que vai nos acontecer fisicamente até o momento do parto, que haverá mudanças no corpo, na barriga, no ritmo, mas sentimos em muitos momentos, como se estivéssemos em um túnel escuro. Ilustrarei nesses textos algumas particularidades de cada trimestre, entendendo que cada mulher e família pode ou não vivenciar esses aspectos.

No primeiro trimestre, a grande tarefa de desenvolvimento que a mulher irá passa é ACEITAR A GRAVIDEZ. Pode parecer estranho mencionar esse fato que está tão implícito ao processo. Mesmo que essa gravidez seja muito desejada ou planejada, o reconhecimento que a gravidez ocorreu gera sentimentos de ambivalência entre: o desejo e o receio da gravidez.

A AMBIVALÊNCIA é uma sensação emocional que caracteriza os primeiros três meses de gestação. Exemplos dessa ambivalência são: em acreditar na viabilidade da gravidez; ambivalência em relação à aceitação do feto; em relação às mudanças que o novo estado implica e ambivalência em relação à própria maternidade.

Outro aspecto que ocorre é o PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO MATERNA. Quando descobrimos que estamos grávidas procuramos nossa referência de modelo materno, que é a pessoa que exerceu o papel materno, podendo ser a própria mãe, avó, tia, madrinha... Nesse processo lembramos muito da nossa infância, como éramos cuidadas e como essa pessoa se comportava nesse papel materno.

O que contribui muito para o processo de aceitação da gravidez é a aceitação por parte dos demais da família e do pai do bebê. Mulheres que não possuem apoio da família e do parceiro sentem mais dificuldade em aceitar a gestação. Caso haja essa rejeição na sua família e você está com dificuldades sugiro procurar grupos de apoio à gestante e mães. Nesses grupos compartilhamos nossas vivências, preocupações e emoções. E assim, ganhamos emponderamento. 

No texto da próxima semana vamos falas dos Aspectos Emocionais: Segundo Trimestre da Gestação. Até lá..." Texto de Lorena Ladico 


Vanessa Figueiredo
Blog Aprendendo a Ser Mãe e Mulher

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...